23/06/2010

As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé

Assisti na noite de ontem ao espetáculo dos Taruíras Mutantes. E sinto não ter tempo para descrever em maiores detalhes o quanto a peça me agradou.

Para resumir:

O texto é fantástico. Só conhecia o Paulo Afonso Grisolli por ver seu nome citado nos anais do teatro brasileiro.  As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé (e outros títulos pelo qual já foi chamada) é uma tragicomédia que desnuda e cria vários estratos entre o que conhecemos por selvageria e barbárie, isso de maneira tão livre e não dogmática que precisamos estudar melhor seu impacto na dramaturgia brasileira a partir do período (fim dos 70).

A direção do espetáculo, a cargo de Luiz Tadeu Teixeira, consegue captar as nuances do texto e suas bruscas mudanças de rumo entre a cruz e o totem, as possibilidades entre os dois e até mesmo a negação de tudo. Dirigir algo assim equivale a curvar a 120 por hora no asfalto molhado e com pneus carecas. Luiz consegue.

Reginaldo Secundo veste o Robinson Crusoé de Grisolli sem precisar de ajustes. É a sua melhor atuação desde que acompanho seu trabalho, lembrando que conheci o ator quando estreou o monólogo O Estranho e o Cavaleiro.

Zenilson Coutinho, homem de dança, mostra que além de corpo tem voz e energia. Acredito ter visto nascer um ator – tão raro isso.

No todo, tenho apenas uma pequena crítica (que em nada tira o brilho da montagem). Acho que o conflito e conteúdo homoafetivo da peça já está exposto nas palavras e gestos da encenação de forma satisfatória, não sendo necessários outros recursos que remetam ao elemento.

Mais informações, horários e local:

Blog Teatro Capixaba

A Gazeta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: