06/07/2010

Trinta mil pessoas no cárcere

Há muitos capixabas em Rondônia. E dizem que somos famosos por lá pela pontaria certeira. Bons pistoleiros, enfim. Não sei se acredito nisso. Mas Rondônia para mim significa algo totalmente diferente (muito embora Artaud tenha dito que o teatro tem que ter tudo que está no crime para voltar a ser necessário).

Rolim de Moura, sétima maior cidade do estado nortista, população estimada em 60 mil habitantes, marca minha carreira de dramaturgo. É que refazendo contas e pesquisas chegamos à conclusão que hoje, às 20h, o espetáculo Cárcere, texto de minha lavra com coautoria, direção e atuação de Vinícius Piedade está completando (pois que é apresentado enquanto digito) sua apresentação de número 150. São 150 vezes em que o ator encena as agruras dos cárceres (todos eles) e suas fugas para aproximadamente 30 mil pessoas de quase todas as regiões do país.

A peça estreou em fevereiro de 2008 no Centro Cultural São Paulo dentro do Projeto H.E.R.O.I.S, contando também com peça escrita pela capixaba Aline Yasmin (Indizível).

Depois o solo cênico passou a circular pelo país, sendo apresentado no Espírito Santo oito vezes.

Europa

Em agosto começará a tourné na Europa, passando por Suíça, Alemanha e Portugal. Na Suíça e Alemanha a peça busca atingir brasileiros que moram em Berna, Lausanne, Zurique e Munique. Em Munique, Vinícius Piedade começará também a montagem de um novo texto meu, Elanka, com atuação de Telma Vieira. A previsão é que esta nova peça estreie em novembro, nesta cidade alemã, vindo depois cumprir temporada no Brasil.

Tourné norte continua

A tourné norte de Cárcere segue até a primeira semana de agosto, passando ainda pelas capitais Belém, Pará; e Manaus, Amazonas. Serão ainda sete apresentações no Brasil até começar a circulação na Europa.

***

Anúncios

Uma resposta to “”

  1. 7 Linhas said

    po cara, me enche o peito de satisfação ver a arte circuncisando, circulando circomendo nossos espíritos…nos possua…rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: