24/06/2011

Matéria no Caderno 2, A Gazeta:

Nova Literatura | por Tiago Zanoli

Confira alguns jovens talentos que têm atraído a atenção dos leitores

No meio literário, é comum se dizer que há mais escritores do que leitores. Exageros à parte, é fato que novos autores surgem aos montes – seja repetindo velhos modelos, seja renovando e inovando a linguagem. Com a internet e as facilidades para se publicar um livro, escritores cada vez mais jovens têm se destacado nessa arte, conquistando público e crítica.

O Caderno 2 saiu à procura de alguns nomes que são a nova promessa da literatura (local, nacional e internacional). Entre os representantes dessa geração, destaca-se, por exemplo, o brasiliense Vinícius Castro, de 22 anos, que estreou recentemente com o livro “Os Sinais Impossíveis” e foi considerado por especialistas como grande revelação da prosa brasileira contemporânea.

Bastante aguardada para a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano, Pola Oloixarac, de 33 anos, é considerada pela revista “Granta” como um dos nomes mais expressivos da nova geração de romancistas argentinos.

No Espírito Santo, há também uma boa safra de jovens autores conquistando espaço, não apenas escrevendo, mas editando seus próprios livros. Figuras conhecidas e admiradas pelo público local, o poeta Casé Lontra Marques criou a editora Aves de Água, e o escritor e dramaturgo Saulo Ribeiro é o homem à frente da editora Cousa.

O edital de literatura de Secretaria de Estado da Cultura (Secult) também ajudou a revelar novos autores, com os quais o leitor capixaba ainda não está familiarizado, como Herbert Farias e Nelson Martinelli. “O Herbert tem uma linguagem inovadora e um olhar muito particular sobre as coisas e as situações cotidianas”, acrescenta o poeta e contista Marcos Tavares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: